Nilton Teixeira Seripieri Monteiro

Nilton Teixeira Seripieri Monteiro

Graduation

PUC – Pontificia Universidade Católica
FÍSICA

Pós-Gradução:

USP – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
ENGENHARIA

Cursos Extras:

FEA
MBA – GESTÃO DE
NEGÓCIOS

Mackenzie
ADMINISTRAÇÃO


Language

Inglês fluente para conversação, escrita e leitura

Italiano: leitura


Consultores

HISTÓRICO PROFISSIONAL

Resumo

Iniciei minha carreira como Engenheiro na Ford Motor Company do Brasil na Engenharia do Produto na área de testes de componentes e veículos. Paricipei do desenvolvimento do Escort, Novo Escort, e veículos consagrados como DelRey, que inauguraram o segmento de luxo no Brasil. Em seqüência , já como Supervisor de Engenharia, pude contribuir com vários outros desenvolvimentos na fase pré Autolatina. Já na fase Autolatina, participei ativamente do desenvolvimento do Santana, Quantum, novo Gol, Verona, Apolo, e todos os veículos oriundos da junção das empresas Ford e Volkswagen.

Após a separação das 2 empresas, passei pela introdução de veículos como Fiesta, entre outros, e no final dos anos 90 tive a oportunidade impar de ser convidado a participar e contribuir com o desenvolvimento do novo Fiesta e de um veículo que deveria explorar um novo nicho do mercado brasileiro, o das SUVs. Esse veículo é hoje conhecido como Ecosport, foi e é um enorme sucesso da empresa, onde introduzimos novos conceitos de engenharia, finanças, marketing e manufatura. Para isso foi deslocada uma grande equipe de engenheiros para os Estados Unidos, onde a Ford tem sua matriz e tem uma ampla experiência no desenvolvimento de veículos do tipo. A partir daí foram lançados, após 2 e 3 anos, os veículos atuais Fiesta e Ecosport, respectivamente. Um grande suporte da matriz em todos os campos, como Engenharia, Finanças, Marketing, Manufatura e dos recursos da Ford nos Estados Unidos foi experimentado nessa fase, que durou de 2 a 3 anos.

Quando retornei ao Brasil, fui convidado a ocupar a posição de Gerente de Planta do Campo de Provas da Ford em Tatui, onde ocupei o cargo por 9 anos consecutivos. Gerenciei uma equipe de mais de 800 pessoas, funcionários e terceiros, nas mais diversas atividades, como Desenvolvimento de Veículos, Durabilidade veicular, onde rodávamos por 24 h ininterruptamente, Laboratórios
de Emissão, Durabilidade de Motores, Instrumentação entre outros, tendo como responsabilidade um orçamento direto de mais de dez milhões de reais anuais e aproximadamente 40 milhões anuais distribuídos pelos diversos programas em andamento.

Além disso, devido às relações diretas dos testes físicos com a homologação de veículos, também gerenciei a equipe de homologações da Ford, localizada em São Bernardo do Campo, para facilidade na tramitação dos assuntos com orgãos governamentais e entidades como Cetesb, Ibama, Anfavea, etc.

Tinha também uma equipe em Camaçari, na Bahia, onde estava o Laboratorio de Testes de Componentes.

Desde 2007 ocupei o cargo de Diretor Técnico da AEA, onde pude participar na montagem e na participação de vários seminários oferecidos pela entidade, como Seminário de Novas Tecnologias
e SIMEA,além de administrar por um período as Comissões Técnicas da AEA. Ocupei o cargo de Gerente Executivo da Abeiva em 2010, administrando o dia a dia da entidade no que se refere aos aspectos técnicos, administrativos, legais e de imprensa, através de suporte de assessores jurídicos e de imprensa, interagindo com entidades governamentais, provendo aos associados meios para homologação de seus veículos, resolvendo duvidas técnicas e jurídicas, e catalisando interesses comuns aos associados.

Desde Fevereiro de 2011 ocupo o cargo de Diretor Executivo da AEA, acumulando o cargo de Diretor Técnico das Comissões Técnicas da entidade, administrando as áreas de cursos, eventos, simpósios, marketing e imprensa, e administração geral da AEA.

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